top of page
Um som sincero com muita bagagem brasileira.
O   T  R  I  O  J  A  B  O  U  R
 

O Trio Jabour é formado por Paulo Almeida, André Grella e Filipe Maróstica e surgiu em 2007, com o encontro desses três jovens músicos que buscavam uma nova estética musical, tendo como base a música brasileira - com sua riqueza rítmica, melódica e harmônica - aliada à liberdade e inventividade do jazz. Para que essa busca tomasse corpo, o grupo passou por um longo período de pesquisa, ensaio e experimentação, até alcançar a sonoridade idealizada, fortemente influenciada pela bagagem individual de cada um dos componentes. Como fruto deste trabalho surgiu o primeiro disco totalmente autoral intitulado “Água Nova”, gravado em 2010, com a participação do saxofonista Vinícius Dorin.

 

O nome do trio é uma referência e homenagem à “Escola Jabour”, berço de uma estética musical que surgiu na década de 80, quando Hermeto Pascoal, em seu retorno ao Rio de Janeiro, instala-se no bairro do Jabour e forma um grupo permanente de músicos para se dedicar à pesquisa de possibilidades musicais, cuja ideia central era pensar a música brasileira a partir de suas próprias raízes permitindo-se influenciar por todo e qualquer estilo, estética ou cultura de mundo.

 

A partir daí surgiu a Música Universal, uma música poli-harmônica, poli-rítmica e rica em combinações timbrísticas que engloba todos os estilos e valoriza os elementos da tradição musical popular brasileira, ao mesmo tempo em que ultrapassa as barreiras entre a música erudita e popular, justapondo traços da música regional de todo o mundo.
 

 

Além do trabalho autoral, o trio compõe o quarteto do guitarrista Fábio Leal e do bandolinista Carrapicho Rangel, e já dividiu palcos com outros artistas de alto calibre como  Vanessa Moreno, Michel leme, Jota P e Vinícius Dorin. 

 

Participou de diversos festivais, entre eles 9º Brasil Instrumental, BNB Instrumental do Nordeste (Fortaleza/CE, Juazeiro do Norte/CE, Souza/PB), 1º Festival de Música de Poços de Caldas, Festival Paralelo de Tatuí, Festival de Música de Garça, Viajando Pelo Brasil (Bauru/SP). Vem também atuando em diversos SESCs e SESIs e casas de jazz, ganhando grande notoriedade por onde passam.

 

O Trio Jabour, sem perder suas raízes, busca criar uma música sólida e atual, ousando e extrapolando as fronteiras e trazendo uma importante contribuição para o desenvolvimento da linguagem instrumental brasileira.

bottom of page